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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Amazônia Oriental. Para informações adicionais entre em contato com cpatu.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Oriental. |
Data corrente: |
30/03/2010 |
Data da última atualização: |
30/07/2014 |
Autoria: |
SILVA, M. C. V. da. |
Afiliação: |
MARIA CÉLIA VIEIRA DA SILVA, Pós-graduanda UFPA. |
Título: |
Papel social do jovem na unidade familiar: influências da experiência pedagógica da casa familiar Rural de Santa Maria das Barreiras - Pará - Brasil. |
Ano de publicação: |
2009 |
Fonte/Imprenta: |
2009. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Pará, Embrapa Amazônia Oriental, Belém, PA. |
Conteúdo: |
Este texto analisa corno a experiência pedagógica da Casa Familiar Rural (CFR) de Santa Maria das Barreiras-Pará influencia a compreensão do papel dos jovens nas unidades familiares camponesas. Com base na abordagem qualitativa, a pesquisa reúne relatos de jovens, pais, monitores e diretores da CFR. lideranças do movimento social e sindical e assessoria. Os atores coletivos e os pais apresentavam expectativas diferentes em relação ã função que a CFR deveria cumprir. No caso dos atores coletivos, predominava urna expectativa de formação de “jovens disseminadores” e de ‘jovens militantes’. As expectativas da maioria dos pais estavam ligadas ás estratégias das famílias visando sua recomposição, reprodução, fortalecimento e a proteção dos seus membros. A experiência pedagógica diminuiu a dependência afetivo-decisória dos jovens com relação á opinião dos pais. Isso se deu paralelamente a uma maior autonomia de circulação. Quanto ao trabalho lia unidade familiar, as mudanças nas práticas agrícolas se efetivaram geralmente quando filhos e pais estavam envolvidos na dinâmica pedagógica da CFR. No campo político e ideológico, a experiência pedagógica possibilitou urna dinâmica de auto-reconhecimento dos jovens em sua identidade enquanto agricultores, além de urna valorização do meio rural e dos saberes dos pais. As perspectivas dos jovens ora se articulam com o projeto do estudo, ora com o projeto da terra. Mas esses projetos se mostram incertos, pois nem todos têm condições de viabilizá-los. A análise dos relatos revelou que a particularidade da experiência pedagógica da CER na formação dos jovens é ao mesmo tempo o principal ponto de tensão entre os atores: a formação técnica, social e política veiculada pela presença e orientação do movimento. Identificaram-se sinais de redimensionamento do papel dos jovens na família que não se dá apenas pela inserção destes na CFR. mas está inserida numa dinâmica de mudança geracional. MenosEste texto analisa corno a experiência pedagógica da Casa Familiar Rural (CFR) de Santa Maria das Barreiras-Pará influencia a compreensão do papel dos jovens nas unidades familiares camponesas. Com base na abordagem qualitativa, a pesquisa reúne relatos de jovens, pais, monitores e diretores da CFR. lideranças do movimento social e sindical e assessoria. Os atores coletivos e os pais apresentavam expectativas diferentes em relação ã função que a CFR deveria cumprir. No caso dos atores coletivos, predominava urna expectativa de formação de “jovens disseminadores” e de ‘jovens militantes’. As expectativas da maioria dos pais estavam ligadas ás estratégias das famílias visando sua recomposição, reprodução, fortalecimento e a proteção dos seus membros. A experiência pedagógica diminuiu a dependência afetivo-decisória dos jovens com relação á opinião dos pais. Isso se deu paralelamente a uma maior autonomia de circulação. Quanto ao trabalho lia unidade familiar, as mudanças nas práticas agrícolas se efetivaram geralmente quando filhos e pais estavam envolvidos na dinâmica pedagógica da CFR. No campo político e ideológico, a experiência pedagógica possibilitou urna dinâmica de auto-reconhecimento dos jovens em sua identidade enquanto agricultores, além de urna valorização do meio rural e dos saberes dos pais. As perspectivas dos jovens ora se articulam com o projeto do estudo, ora com o projeto da terra. Mas esses projetos se mostram incertos, pois nem todos têm condições de viabi... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Brasil; Educação rural; Escola rural; Pará; Santa Maria das Barreiras. |
Thesagro: |
Agricultura familiar; Juventude Rural; Sociologia rural. |
Thesaurus Nal: |
Amazonia. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Amazônia Oriental (CPATU) |
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Tipo/Formato |
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URL |
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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Clima Temperado. Para informações adicionais entre em contato com cpact.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Clima Temperado. |
Data corrente: |
03/09/2003 |
Data da última atualização: |
28/12/2018 |
Autoria: |
RODRIGUES, R. C.; PEIXOTO, R. R. |
Título: |
Avaliação de resíduo industrial sólido de abacaxi (Ananas comosus) para a alimentação de ruminantes. |
Ano de publicação: |
2000 |
Fonte/Imprenta: |
Pelotas: Embrapa Clima Temperado,2000. |
Páginas: |
3 p. |
Série: |
(Embrapa Clima Temperado. Comunicado técnico, 31). |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Este trabalho teve como propósito determinar a composição químico-bromatológica e a digestibilidade in vivo, bem como o balanço de nitrogênio, do resíduo industrial de abacaxi para a alimentação de ruminates, oferecidos aos animais como alimento exclusivo, no estado natural e em forma de silagem. |
Palavras-Chave: |
Alimentação animal. |
Thesagro: |
Abacaxi; Resíduo Industrial; Ruminante. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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